
Praias da Arrábida – As 5 melhores do paraíso português
A somente 40 minutos do centro de Lisboa, em Setúbal, situam-se as praias da Arrábida. Um paraíso de águas cristalinas entre a serra e o Atlântico que ainda fica fora do roteiro de muitos turistas, certamente merece uma parada durante a sua viagem!
As melhores Praias da Arrábida
As praias da Arrábida estão localizadas no Parque Natural da Arrábida, que também abriga a Serra da Arrábida. O parque é um local de extrema importância para o país, com uma fauna e flora muito diversificadas. Além disso, é um local com ótimas opções de lazer, mirantes e pontos turísticos. Vale muito a pena conhecer!
Nesse post vou falar um pouco sobre um pedaço desse paraíso: as praias da Arrábida. Falarei também sobre as suas características, além dicas de como chegar às praias da região, que ficam com o seu acesso interditado nos meses de verão (junho a setembro). Continue lendo!
1- Praia da Figueirinha

A Praia da Figueirinha é uma das mais extensas da região, perfeita para passar um dia com toda a família! Possui um ótimo restaurante, com diversas opções de lanches, bebidas e almoço. O local também possui banheiros, vigilância e aluguel de barracas.
Acesso: fácil e pavimentado, com acesso para cadeirantes. Possui estacionamento.
+ Roteiro de 1 dia em Cascais: dicas de praias, como chegar e o que fazer!
2- Praia de Galapos
A Praia de Galapos possui uma água absurdamente cristalina e une uma praia paradisíaca à uma boa estrutura. O local também possui restaurantes, com opções para almoço e banheiros. Nada melhor do que almoçar um peixinho grelhado olhando para o mar!
Acesso: não achei o acesso à essa praia bem sinalizado. Acabei descendo nas placas que sinalizavam os restaurantes, e deu certo! Fácil e pavimentado, sem trilhas.
3- Praia de Galapinhos

Vizinha de Galapos, a Praia de Galapinhos foi eleita a melhor da Europa em 2017, pelo Europpean Best Destination! Essa praia é bem secreta e o acesso é mais difícil, motivo pelo qual é frequentada em sua maior parte por jovens. A praia também não dispõe de infraestrutura com restaurantes e banheiros, mas possui um pequeno bar com bebidas e lanches.
Acesso: o acesso a essa praia é um pouco difícil, podendo limitar crianças e idosos. Pode ser feito pela trilhas que partem da estrada ou através da praia de Galapos, pelas pedras que dividem as duas praias, no caso de a maré estar baixa. Pela estrada, o acesso pode ser feito através de duas trilhas. Não há nenhuma sinalização ou placas, mas certamente haverá outros visitantes tentando acessar o local.
4- Praia do Creiro

A Praia do Creiro é outra excelente opção para quem quer curtir um dia de verão em família. O destaque dessa praia é a Pedra da Anicha, uma pequena ilha que compõe uma paisagem diferente das outras praias!
Assim como a Praia da Figueirinha, possui um areal mais extenso, além de infraestrutura de restaurantes e banheiros. Além disso, a praia possui vigilância e é possível alugar barracas e caiaques.
Acesso: acesso fácil para crianças e idosos. Possui estacionamento no local.
+ Roteiro de 2 dias no Algarve – dicas de como chegar, onde comer e o que fazer!
5- Portinho da Arrábida
Destacada em 2010 como uma das 7 maravilhas de Portugal, essa praia possui uma paisagem diferente das outras praias da região. Localizada em um pequeno povoado com casinhas fofas, a praia possui diversas opções de restaurantes. A água é absurdamente cristalina e é um dos melhores lugares para praticar mergulho. Nesse local é possível observar uma enorme variedade de fauna marítima, proveniente da reserva ecológica da Pedra da Anicha.
Como chegar nas praias da Arrábida

É possível chegar de carro às praias da Arrábida, através de Setúbal (pela N10-4) ou Sesimbra (pela N379), mas atenção! Nos meses de verão (Junho a Setembro) o acesso às praias fica interditado, e existem algumas opções para chegar ao local.
Como chegar às praias da Arrábida em 2019
O projeto Arrábida Sem Carros começou em 2018, com o objetivo de evitar engarrafamentos e obstruções na estrada provocada pelo estacionamento desordenado.
A partir do momento em que a capacidade dos estacionamentos das praias estiver esgotado, fica proibida a circulação de carros entre as praias da Figueirinha e do Creiro. Para quem conseguir uma vaga, entre as 8 e 20 horas, será cobrada uma taxa.
DICA: Se planeje para chegar o mais cedo possível. Nos meses de verão, as praias ficam bem cheias.
Como chegar às praias da Arrábida de carro:
Você pode deixar o seu carro em um estacionamento gratuito ou pago, e dali pegar um transporte para as praias. Caso estacione nas praias da Figueirinha ou do Creiro, o transporte para as praias é gratuito.
Estacionamentos gratuitos:
- Parque Alegro – P4 (600 lugares)
- Parque Secil (300 lugares)
- Parque Várzea (200 lugares)
Estacionamentos pagos:
- Parque Praia da Figueirinha (250 lugares)
- Parque Creiro (200 lugares)
- Valores: Junho e Setembro (0,40 a hora ou 5 euros a diária)
- Julho e Agosto (0,80 a hora ou 8 euros a diária)
Como chegar às praias da Arrábida de transporte público:
Caso você esteja vindo de Lisboa, basta pegar o comboio (trem) em direção à estação de comboios de Setúbal. Dali, basta pegar o autocarro (ônibus) 723 A em direção à Praia da Figueirinha. Abaixo, algumas opções de transporte público para a Praia da Figueirinha. Chegando lá, um transporte gratuito é disponibilizado para as outras praias, com paradas em Galapos, Galapinhos e Creiro. Esta imagem foi retirada daqui.

Gostaram do post? Me contem aqui nos comentários!
Lá no meu Instagram, sempre estou postando fotos de lugares incríveis em Portugal. Me segue lá! Beijinhos.
Transparência: Este site contém links de parceiros afiliados. Ou seja, caso você contrate um serviço através destes links, ganharei uma pequena comissão dos parceiros indicados. Dessa forma, posso continuar mantendo o blog e criando um conteúdo gratuito e de qualidade para você!
You May Also Like

Os 3 principais documentos para morar em Portugal
November 28, 2018
Palácio da Pena – Um passeio imperdível em Sintra
December 18, 2018