
Braga em 1 dia: dicas do que fazer e o que você precisa saber para conhecer a Roma Portuguesa
Braga foi uma cidade romana e possui mais de 2.000 anos de existência, sendo a cidade mais antiga de Portugal. Hoje, é uma das principais cidades do norte do país, juntamente com o Porto. A cidade ganhou ainda na Idade Média o título de Roma Portuguesa, dada a quantidade de igrejas e praças que o arcebispo local mandou construir, assim como na Roma italiana. Ainda é ótima para ser visitada em um dia pois as principais atrações turísticas ficam no centro histórico, onde é possível fazer tudo a pé. Continua aqui comigo que nesse post preparei um roteiro de 1 dia em Braga para você conhecer a cidade da melhor forma!
Porquê visitar Braga?
Minhas impressões sobre a cidade foram muito positivas, pois estava esperando uma cidade pequenina e pacata, mas me surpreendi com o desenvolvimento de Braga e a quantidade de lojas, shoppings, etc. A cidade também conta com a presença da Universidade do Minho, uma das principais universidades do país e da Europa, o que leva muitos jovens a irem viver na região. Ou seja, Braga é uma cidade jovem, animada, florida, desenvolvida e antiga ao mesmo tempo! Tem como pedir mais?
Quando ir a Braga?
Jardim de Santa Bárbara no inverno
Na minha opinião, a melhor época para visitar a cidade é, sem dúvidas, durante as estações quentes ( Julho, Agosto, Setembro), principalmente na Primavera (Março a Junho). A cidade de Braga possui os jardins mais lindos de Portugal. Se esses jardins já são lindos no inverno, imagina só quando floridos?
Roteiro turístico em Braga

Muita gente cogita a possibilidade de conhecer Braga e Guimarães no mesmo dia. Como já mencionei anteriormente no post de roteiro pelo norte de Portugal, minha dica é NÃO fazer isso. De fato as cidades são bem próximas e nas duas é possível fazer tudo a pé, mas cada uma possui suas peculiaridades e pontos turísticos que merecem sua devida atenção. Por isso, o recomendado é fazer 1 dia em cada cidade.
O que conhecer em Braga?
Anota aí essa lista de pontos turísticos em Braga que você não pode deixar de conhecer:
– Praça da República
– Convento e basílica dos congregados
– Igreja da Lapa
– Rua do Souto
– Jardim de Santa Bárbara
– Sé de Braga
– Largo do Paço
– Arco da Porta Nova
Roteiro de 1 dia em Braga – o que fazer
Como disse anteriormente, Braga é uma cidade onde é possível percorrer os principais pontos turísticos a pé. Dessa forma, começamos o dia na Praça da República, que possui vários restaurantes e cafés muito agradáveis, sendo também um ótimo local para aproveitar o espaço público. Nessa praça também fica o Convento dos Congregados, um exemplo de arquitetura religiosa em estilo barroco. No entorno da praça também fica a Igreja da Lapa, de estilo neoclássico. Seguindo em frente entramos na Rua do Souto, uma rua cheia de lojas, sorveterias e muito comércio, onde somente passam pedestres. Dali seguimos para o Jardim de Santa Bárbara, acho que o jardim mais lindo que já vi na minha vida! Saindo do Jardim, passe pelo Largo do Paço em direção à Próxima parada: Sé de Braga, simplesmente a igreja católica mais antiga do país. Bem próximo dali, fica o Arco da Porta Nova, um arco que subsitui uma das portas da antiga cidade medieval.
Clique aqui para ver o roteiro no mapa
Rua do Souto Sé de Braga Arco da Porta Nova Igreja da Lapa Largo do Paço
Como chegar a Braga?
Do Porto a Braga
● Carro: pela rodovia A3 – Alugue o seu carro aqui!
● Autocarro (ônibus): partem das estações Aliados, Boa Vista, Campo 24 de Agosto, Batalha. A viagem dura cerca de 1 hora e os bilhetes custam em torno de 6 euros. Compre seus bilhetes aqui!
● Comboio (trem): os trens partem da estação Campanha e São Bento, os bilhetes custam a partir de 3,25 euros e a viagem dura em torno de 1h10 min. Compre seus bilhetes aqui!
De Lisboa a Braga
● Carro: pela rodovia A1, a viagem dura em torno de 3h. – Alugue o seu carro aqui!
● Autocarro (ônibus): Partem da estação Oriente e Sete Rios. Os bilhetes custam a partir de 20 euros e a viagem dura em torno de 4h40min. Compre seus bilhetes aqui!
● Comboio (trem): partem das estações Oriente, Santa Apolônia, Cais do Sodré, Rossio e Sete Rios. Os bilhetes custam a partir de 21,45 euros e a viagem dura em torno de 4h30 min e 6 horas. Compre seus bilhetes aqui!
Se estiver de viagem marcada para Portugal, não se esqueça de contratar o seu seguro viagem obrigatório para a Europa.
Me conta aqui nos comentários se você gostou desse roteiro de 1 dia em Braga? Conto com o feedback de vocês!
Transparência: Este site contém links de parceiros afiliados. Ou seja, caso você contrate um serviço através destes links, ganharei uma pequena comissão dos parceiros indicados. Dessa forma, posso continuar mantendo o blog e criando um conteúdo gratuito e de qualidade para você!
You May Also Like

O que fazer em Sintra: principais atrações em um roteiro de 1 dia
March 20, 2019
7 lugares para fotografar no Rio de Janeiro (e bombar nas redes sociais!)
February 3, 2020