o que nao deixar de fazer no porto portugal
Destinos,  Norte de Portugal

Roteiro de 1 semana pelo Norte de Portugal

Descubra o Norte de Portugal e saiba quais cidades visitar! 

Nossa viagem começou por Lisboa, onde alugamos um carro, e saímos bem cedo para aproveitar algumas cidades e já começar nosso roteiro pelo Norte de Portugal pelas cidades no caminho em direção ao Porto. Vale ressaltar que as estradas aqui em Portugal são ótimas, muito bem sinalizadas e ainda podemos ir parando em várias cidades pelo caminho! Por isso, alugar um carro é a maneira mais confortável e barata de percorrer este roteiro.

+ Alugue o seu carro para percorrer o Norte de Portugal aqui!

Resolvemos fazer do Porto a nossa base, e nos hospedamos em um apartamento alugado pelo booking, muito confortável e com ótima localização. 

+ Ganhe 50 reais de desconto em reservas feitas pelo booking clicando aqui!

roteiro norte de portugal

Preparei esse roteiro para você descobrir o Norte de Portugal da melhor maneira, conhecendo cidades surpreendentes e aproveitando-as da melhor forma possível. São tantos lugares lindos para visitar no Norte de Portugal que uma semana até vai parecer pouco!

Dia 01- Óbidos e Nazaré

Dia 02 – Aveiro

Dia 03 – Porto

Dia 04 – Guimarães

Dia 05 – Braga

Dia 06 – Vila Nova de Gaia

Dia 07 – Fátima e Coimbra

Dia 01 – De Lisboa ao Porto – passando por Óbidos e Nazaré

Óbidos:

o que fazer em Óbidos

Nosso roteiro começou com uma cidade próxima a Lisboa. A primeira parada da nossa viagem foi na charmosa vila de Óbidos . Uma das vilas mais bonitas e bem preservadas de Portugal, Óbidos começou a ganhar destaque quando o rei D. Dinis se casou com a rainha Isabel de Aragão e ofereceu a vila como um dos presentes de casamento. A tradição do dote real se estendeu até o século XIX e várias outras rainhas cuidaram da cidade, deixando vários benefícios, o que explica o encanto desse lugar. O segredo aqui é perder-se pelas ruas, travessas e becos floridos e dignos de conto de fadas! 

O que visitar em Óbidos:

– Porta da Vila

– Castelo de Óbidos

– Praça de Santa Maria

– Aqueduto de Óbidos

Nazaré

praia de Nazaré
Forte São Miguel Arcanjo

Conhecida pelas ondas gigantes, Nazaré atrai os surfistas mais radicais do mundo. Do Forte de São Miguel Arcanjo é possível ter uma visão panorâmica da cidade, e é daqui onde se veem as maiores ondas do mundo e o campeonato de surf da World Surf League. Para os amantes do surf ou não, coloque essa cidade no seu roteiro! A força do mar é realmente impressionante e a paisagem é de tirar o fôlego!

O que fazer em Nazaré:

– Forte de São Miguel Arcanjo

– Miradouro do Suberco

– Praia do Norte

Dia 02 – Aveiro

aveiro
Praça Humberto Delgado

Já hospedados no Porto, no segundo dia do nosso roteiro fomos para Aveiro. A cidade me surpreendeu muito positivamente e achei uma das cidades mais bonitas e dessa viagem pelo Norte de Portugal. Achei muito charmosos os canais cortando a cidade e os moliceiros (barcos), que já até renderam a Aveiro o apelido de “Veneza de Portugal”. Além disso, a cidade possui praias lindíssimas onde podemos assistir a um pôr-do-sol inesquecível. 

O que fazer em Aveiro em 1 dia:

– Praça Humberto Delgado

– Centro histórico de Aveiro

– Provar os ovos moles e as Tripas doces de Aveiro: doces típicos da cidade

– Praia da Costa Nova

Dia 03 – Guimarães

paço dos duques Guimarães
Paço dos Duques de Bragança

A cidade intitulada “o berço de Portugal”, Guimarães é uma cidade realmente encantadora. Aqui nasceu D. Affonso Henriques, o primeiro e talvez mais importante rei de Portugal. A cidade é muito bem preservada e possui um centro histórico cheio de bares e restaurantes muito aconchegantes. Há quem opte por fazer Braga e Guimarães no mesmo dia, por serem cidades bem próximas, mas a minha dica é: NÃO FAÇA! As duas cidades possuem muitos pontos turísticos interessantes, e há quem considere 1 dia em cada cidade pouco tempo!

O que visitar em Guimarães: 

– Castelo de Guimarães

– Paço dos Duques de Bragança

– Centro histórico de Guimarães

– Praça de Santiago

– Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos

– Mosteiro de Santa marinha da Costa

– Teleférico da Penha

Dia 04 – Porto

igreja se do porto

No quarto dia de nosso roteiro resolvemos finalmente aproveitar um pouco da cidade na qual estávamos hospedados, o Porto. Digo um pouco porquê somente um dia considero pouco tempo para aproveitar essa cidade incrível e cheia de coisas para fazer! Certamente merece um post só dela!

 O que visitar no Porto: 

– Catedral da Sé

– Livraria Lello

– Ponte D. Luís I

– Estação São Bento

– Jardins do Palácio de Cristal

– Beira do Rio Douro

– Torre dos Clérigos

Dia 05 – Braga

jardim de santa barbara braga
Jardim de Santa Bárbara

Braga é a cidade mais antiga de Portugal e possui os jardins mais lindos do país! A cidade ganhou ainda na Idade Média o título de Roma Portuguesa, dada a quantidade de igrejas e praças que o arcebispo local mandou construir, assim como na Roma italiana. 

A cidade é ótima para ser visitada em um dia pois as principais atrações turísticas ficam no centro histórico, e dá para fazer tudo a pé. 

O que fazer em Braga em 1 dia:

– Praça da República

– Convento e basílica dos congregados

– Igreja da Lapa

– Rua do Souto

– Jardim de Santa Bárbara

– Sé de Braga

– Paço arquiepiscopal

– Largo do Paço

– Arco da Porta Nova

Dia 06 – Vila Nova de Gaia

porto cruz
Terraço da Vinícola Porto Cruz

No último dia do roteiro pelo norte de Portugal, resolvemos aproveitar Vila Nova de Gaia, cidade se-parada do Porto apenas pelo Rio Douro. Basta atravessar a ponte D. Luís I e já chegamos no paraíso do vinho do Porto, e sim, é em Vila Nova de Gaia onde estão localizadas as caves do vinho. Quem curte vinho, não pode deixar essa cidade de fora do roteiro! Além das caves, a cidade possui ótimos espaços para caminhar, relaxar, e claro, apreciar a melhor vista do Porto!

O que fazer em Vila Nova de Gaia: 

– Cais de Gaia

– Jardim do Morro

– Teleférico de Gaia

– Miradouro, Mosteiro e Igreja Serra do Pilar

– Alguma cave de vinho do Porto

– Terraço da vinícola Porto Cruz         

Dia 07 – Do Porto a Lisboa – Passando por Fátima e Coimbra

Fátima

Fatima

A cidade é considerada um dos maiores centros de peregrinação católica do mundo, atraindo milhões de visitantes todos os anos. As missas ocorrem várias vezes ao dia e em diferentes idiomas. Não sou católica mas adorei ir a Fátima e sentir a energia do lugar e ver de perto tanta gente reunida e uma demonstração de fé tão forte. Uma dica: evite ir a Fátima nos dias 13 de cada mês, principalmente no dia 13 de maio, data que marca a primeira aparição de Nossa Senhora. A quantidade de pessoas nessas datas é surreal!

Coimbra

coimbra
Faculdade de Direito

Não se pode deixar de notar que a cidade de Coimbra gira em torno da presença da Universidade de Coimbra. Uma das universidades mais antigas do mundo ainda em operação, é a mais antiga e uma das maiores de Portugal. Também figura entre as melhores instituições de ensino da Europa e do mundo. Se você tem curiosidade em ver os alunos, ver como funciona a rotina na universidade e na cidade (como era o meu caso!) prefira visitar a cidade em dias de semana. Fui em um domingo e tinha muita coisa fechada, como a Biblioteca Joanina, que é aberta para visitação. 

O que visitar em Coimbra:

– Universidade de Coimbra – Faculdade de Direito (achei essa a mais bonita!)

– Biblioteca Joanina

– Centro Histórico de Coimbra

– Igreja de Santa Cruz (onde estão enterrados os primeiros reis de Portugal)

– Aqueduto de São Sebastião

Gostaram das dicas? Deixem seus comentários abaixo e me digam o que acharam deste roteiro pelo Norte de Portugal.

Se quiserem ver mais fotos e vídeos dessa viagem me sigam no Instagram (@vidaemportugal_). Além disso, dou muitas outras dicas ótimas por lá. Beijos!



Transparência: Este site contém links de parceiros afiliados. Ou seja, caso você contrate um serviço através destes links, ganharei uma pequena comissão dos parceiros indicados. Dessa forma, posso continuar mantendo o blog e criando um conteúdo gratuito e de qualidade para você!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *