
Palácio da Pena – Um passeio imperdível em Sintra
Turismo em Sintra – Portugal
Sintra é certamente um dos destinos turísticos mais bonitos e visitados de Portugal. A vila é um charme a parte quando se fala de palácios, requinte e luxo, retratos da nobreza e elite portuguesa que vivia por aqui. Assim como Cascais, Sintra é um ótimo destino para fazer um bate-volta saindo de Lisboa pelo fato da proximidade e facilidade de locomoção.
+ Roteiro de 1 dia em Cascais – Saiba como chegar e o que fazer.
Um dos palácios mais bonitos da região, na minha opinião, é o Palácio Nacional da Pena. Arrisco até dizer que é um dos mais bonitos de Portugal, apesar de não conhecer todos. Não é à toa que em 2007 foi eleito como uma das 7 Maravilhas de Portugal.
História do Palácio da Pena
Localizado no ponto mais alto da serra de Sintra, o Palácio da Pena foi o primeiro palácio da Europa a ser construído no estilo arquitetônico romântico.
O Palácio era na verdade um antigo convento, que por conta da queda de um forte raio e do terremoto de Lisboa de 1755, teve sua estrutura muito prejudicada e encontrava-se em ruínas. Foi quando o rei D. Fernando II de Portugal, em visita a serra de Sintra, se encantou pelo local e resolveu adquiri-lo, juntamente com o Castelo dos Mouros e as Quintas ao redor. Com esse rei, vieram inúmeras reformas ao antigo convento, para que ele fosse transformado em sua residência de verão. Após a sua morte, o palácio passou a integrar o patrimônio da Coroa. Com a implantação da República Portuguesa, o palácio foi transformado em museu, e hoje é um dos pontos turísticos mais belos de Sintra e um dos mais visitados de Portugal.
Como chegar ao Palácio Nacional da Pena

Planeje-se para sair de casa cedo para aproveitar o dia em Sintra. Você pode se programar para conhecer apenas o Palácio da Pena ou aproveitar para conhecer os outros Palácios e Castelos de Sintra, como a Quinta de Regaleira e o Castelo dos Mouros.
Carro: o trajeto mais rápido é pela via A37, demora em torno de 30 minutos para chegar, saindo de Lisboa. Porém, se quiser fazer um passeio diferente, é possível chegar em Sintra também pelo litoral. Nessa outra opção de trajeto, você pode aproveitar para conhecer a Boca do Inferno e o Cabo da Roca, e demorará em torno de 1 hora e 30 minutos para chegar em Sintra. Veja como é esse trajeto aqui! De carro, planeje-se para não chegar muito tarde para poder conseguir estacionar nas vagas próximas ao Palácio da Pena. Alugue o seu carro com o melhor preço aqui!
Trem (comboio): Você pode pegar o trem em vários pontos de Lisboa, sendo a estação do Rossio a mais central. A viagem dura aproximadamente 40 minutos. Após descer na estação de Sintra, poderá pegar o ônibus 434 – Circuito da Pena e descer em frente a entrada do palácio. O bilhete do comboio custa 4,70 (ida e volta) e o ônibus custa 6,90 durante todo o dia (fazendo o trajeto Palácio da Pena – Castelo dos Mouros – Centro Histórico – Estação de comboios de Sintra)
+Saiba por quê é importante reservar um serviço de transfer em Lisboa.
Quando ir ao Palácio Nacional da Pena

Acho que vale a pena visitar esse palácio em qualquer época do ano. No verão, os pontos turísticos ficam sempre mais cheios do que no inverno, então temos que ter um pouco mais de paciência! Recomendo apenas escolher um dia de sol para fazer essa visita. Como o Palácio fica no ponto mais alto da Serra, dias de chuva e névoa podem atrapalhar um pouco o passeio e a visibilidade.
Palácio Nacional da Pena – Horários
O Palácio Nacional da Pena funciona todos os dias de 10:00 às 18:00, exceto no dia 25 de dezembro e 1 de janeiro.

Palácio Nacional da Pena – Preços
Os bilhetes para entrar no Palácio Nacional da Pena custam 14 euros por pessoa. As filas para compra de ingressos costumam ser bem grandes, principalmente nos períodos mais movimentados. Uma dica para não perder tempo na fila é comprar o seu ingresso antecipadamente pela internet. Clique aqui para comprar o seu!

No site dos Parques de Sintra, você encontra mais informações sobre o Palácio da Pena e outros Parques.
Espero que tenham gostado desse conteúdo. Me sigam no Instagram @vidaemportugal_, estou sempre postando dicas por lá. Beijos e até a próxima!
Transparência: Este site contém links de parceiros afiliados. Ou seja, caso você contrate um serviço através destes links, ganharei uma pequena comissão dos parceiros indicados. Dessa forma, posso continuar mantendo o blog e criando um conteúdo gratuito e de qualidade para você!
You May Also Like

Onde tirar fotos em Lisboa? 7 lugares instagramáveis para você tirar fotos perfeitas!
May 8, 2019
Roteiro Algarve em 2 dias! – Dicas de como chegar, o que fazer e onde comer.
November 7, 2018