Algarve,  Destinos

Roteiro Algarve em 2 dias! – Dicas de como chegar, o que fazer e onde comer.

O Algarve se tornou um dos destinos turísticos mais procurados de todo o mundo. Os balneários de Lagos, Albufeira e Portimão são os mais procurados, mas toda a região possui cantinhos com um charme único. O Algarve, na minha opinião, é um lugar para se passar uns 15 dias de férias explorando e curtindo muito todas as praias. Mas nem todo mundo tem essa disponibilidade de tempo, e ainda assim é possível aproveitar e conhecer várias praias. Esse roteiro de 2 dias no Algarve irá te ajudar a conhecer muitas praias lindas e apreciar paisagens inesquecíveis na região do Algarve. 

praia do Camilo, Algarve, lagos
Praia do Camilo

Quando ir para o Algarve

Primeiramente, gostaria de pontuar que resolvemos fazer essa viagem no final de Setembro de 2018. Já não era mais verão, o outono havia começado no dia 23, mas as altas temperaturas ainda não davam sinal de ir embora. Então, resolvemos arriscar e conseguimos pegar calor e até mesmo um bronze! O que foi ótimo, pois as praias não estavam tão cheias como no alto verão (Julho e Agosto). Assim, acredito que os melhores meses para conhecer a região são Junho e Setembro.

Como chegar no Algarve

Como ir ao Algarve de Lisboa:

A região do Algarve fica a uma distância de 280 km de Lisboa, o que dá mais ou menos 2:30 de viagem de carro. A estrada principal é muito bonita e bem sinalizada, mas vale ressaltar aqui os custos elevados com pedágio (aqui chamados de portagens). Também é possível chegar a região de Faro de trem ou avião. Acho válido estudar todas as opções, pois muitas vezes as passagens de avião estão em promoção e muito baratas. Sendo assim, pode ser que valha mais a pena ir de avião e alugar um carro pela região, por exemplo. Outro detalhe que vale ressaltar é que as regiões onde ficam localizadas as melhores praias são distante umas das outras. Sendo assim, o mais cômodo é pegar um Uber ou alugar um carro para se deslocar pelas praias, mas também é possível se deslocar de ônibus. 

Dia 1 – Praias e Centro histórico de Lagos

Resolvemos começar o dia na região de Lagos e partimos direto para o mar! As primeiras paradas foram a Praia da Batata e Praia dos Estudante. Essas praias são lindas e uma do lado da outra! A praia dos Estudantes ainda possui uma ponte ao fundo, que garante fotos lindas. Porém, no dia em que fomos, a maré estava muito alta e o mar batendo muito, então paramos nessas praias somente para admirar e tirar fotos.

Onde comer no Algarve

Depois das primeiras praias, a fome bateu, e como estávamos bem próximos ao centro histórico de Lagos, optamos por almoçar por lá e depois dar um passeio por ali. Escolhemos o restaurante italiano Mamma Mia Pizzeria e adoramos! Preços ótimos e comida deliciosa. Dica: é possível pedir meia porção de qualquer prato, e vem muito bem servida!

Praia Dona Ana e Praia do Camilo

Depois do almoço, fomos conhecer as praias mais lindas do dia! A Praia do Camilo principalmente, possui uma escadaria imensa. Mas eu juro que vale muito a pena! A Praia Dona Ana possui uma faixa de areia maior, sendo mais confortável para pegar sol. Já a Praia do Camilo é pequenina, a faixa de areia é bem mais estreita, mas é extremamente bonita e acolhedora. Fiquei com vontade de passar um dia inteiro lá!

As escadarias da Praia do Camilo!

Ponta da Piedade

Outro local que não pode ficar de fora do seu roteiro! Resolvemos terminar o dia na Ponta da Piedade.As falésias aqui formam uma das paisagens naturais mais impressionantes da região. É lindo demais! Minha dica aqui é ir pela manhã ou no começo da tarde, por conta da posição do sol. Como fui no final da tarde, achei que as fotos ficaram um pouco escuras por conta das sombras que as rochas faziam.

Ponta da Piedade no final da tarde

Dia 2 – Lagoa e Albufeira

Praia da Marinha

Começamos o dia na Praia da Marinha, uma das praias mais lindas que já vi na vida. Localizada no concelho de Lagoa, essa praia é totalmente rodeada por falésias e a cor da água é linda! Ainda possui um mirante no topo para apreciarmos a paisagem, e ainda saímos como fotos dignas de cartão-postal!

Praia do Carvalho

Ainda em Lagoa, fomos conhecer a Praia do Carvalho. O acesso a praia é feito por escadas em um túnel escavado dentro da rocha! Mas apesar, do acesso um pouco difícil, garanto que vale a pena o esforço!

Praia de Benagil

Para finalizar essa região, fomos conhecer a famosa Benagil. Já havia sido alertada que a praia em si, não tem nada demais, e ainda foi a praia mais cheia em que estive. O que vale a pena, é alugar um passeio de barco (algumas empresas oferecem na própria praia) ou um caiaque para conhecer a gruta de Benagil. Nome caso, não consegui fazer nenhum dos dois, pois o mar estava bem agitado nesses dias!

Albufeira

Decidimos partir para a região de Albufeira e aproveitar para almoçar e conhecer o seu centro histórico. Depois aproveitamos para conhecer as praias da região. 

Onde comer no Algarve

Em Albufeira, escolhemos almoçar no restaurante Grill 54, no centro histórico. Achei essa região um pouco cara para comer, mas aqui encontramos algumas opções com ótimos preços. Ainda almoçamos com uma vista incrível para a Praia do Peneco. 

Praia da Falésia

Depois do almoço, pegamos o carro e fomos em direção a Praia da Falésia. Aqui, as falésias possuem uma cor avermelhada em certas partes, o que produz um cenário ainda mais bonito. É uma praia frequentada por muitas famílias, é ideal para passar o dia inteiro e ótima para nadar, pois o areal além de ser imenso, não possui rochas.

Praia de São Rafael

Praia de São Rafael – do alto das falésias

Essa praia é uma das poucas da região que possui um bar junto a praia, onde também há banheiros. O acesso a praia também é bem mais tranquilo, feito através de uma rampa e escadas (não cansa tanto!). É uma praia ótima para banho, e do alto das falésias temos mais uma vista incrível!

Dicas para a sua viagem para o Algarve:

► Nas praias, procure não ficar embaixo das rochas. O risco de desmoronamento existe e as praias são bem sinalizadas em relação a isso, mas é sempre bom alertar. Além disso, em algumas praias fomos alertados também por outros banhistas.

► O acesso a maioria das praias é fácil, sem a necessidade de fazer trilhas. Mas estejam preparados para descer e subir muitas escadas!

► Quando eu fui para o Algarve, o mar estava batendo MUITO! Às vezes, vemos fotos no instagram e na internet e achamos que o mar vai ser sempre uma piscina. Nesse sentido, fiquei um pouco decepcionada pois prefiro entrar no mar calminho, além de que pelo mesmo motivo, optei por não fazer o passeio de barco. Se você também é assim, sugiro consultar a tábua de marés antes de ir.

+ Não se esqueça de contratar o seu Seguro Viagem obrigatório para a Europa. Clique aqui!

► Você sabia que a Espanha fica a somente 2 horas do Algarve? Nós aproveitamos essa proximidade e resolvemos conhecer um novo país. Mas isso é assunto para outro post!

Espero que tenham gostado do nosso roteiro de 2 dias no Algarve! Se quiserem ver mais dicas e fotos desse lugar incrível, me sigam no Instagram (@vidaemportugal_). Estou sempre postando muitas novidades por lá!


Transparência: Este site contém links de parceiros afiliados. Ou seja, caso você contrate um serviço através destes links, ganharei uma pequena comissão dos parceiros indicados. Dessa forma, posso continuar mantendo o blog e criando um conteúdo gratuito e de qualidade para você!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *